Serviço de Acolhimento Institucional para Idosos- ILPI

O Serviço institucional de longa permanência, da Vila dos Velhinhos de Sorocaba é voltado aos idosos de 60 anos ou mais, independentes que não dispões de condições para permanecer com a família, com vivência de situações de violência, negligência, maus tratos, situação de rua ou abandono, com vínculos familiares rompidos.

A Vila dos Velhinhos de Sorocaba atende em regime aberto idosos do sexo masculino e feminino que estejam vivenciando situações de fragilidade, risco, abandono, negligências, vínculos familiares rompidos, entre outros, e que tenham condições próprias de se locomoverem, se alimentarem, em suma não tenham problemas de saúde que necessitem de acompanhamento médico permanente ou casos de doenças terminais.

O serviço é pautado pela privacidade, pelo respeito aos costumes, as tradições e diversidades como: ciclo de vida, arranjos familiares, raça/etnia, religião, gênero e orientação sexual.

Atendimento em unidade institucional com característica domiciliar que acolhe idosos com diferentes necessidades e graus de dependência. Assegurando convivência com familiares, amigos e pessoas de referência de forma contínua, bem como o acesso às atividades culturais, educativas, lúdicas e de lazer na comunidade.

A instituição tem a responsabilidade de atendê-lo em quaisquer situações que o idoso se encontre no decorrer da institucionalização, inclusive conta com profissionais da área de saúde para acompanhá-los e atendê-los em qualquer emergência.

Os idosos residentes são divididos em duas alas: a ala masculina e a ala feminina, com quartos dentro dos parâmetros da vigilância sanitária.

A instituição busca desenvolver atividades que os auxiliem em sua vida social, no relacionamento em grupo, na troca de experiências com a sociedade, no estímulo à prática de exercícios físicos, no convívio familiar, na cultura e no lazer.

Serviços

Realizar entrevista de avaliação e orientação com usuários e familiares/responsável legal.
Realização de ficha socioeconômica, onde são cadastrados todos os usuários com informações diversas, como diagnósticos, histórico situacional e familiar para se ter conhecimento aprofundado e o perfil dos mesmos.
Acompanhamento em Poupatempo, INSS, cartório e outros para obtenção de documentos; Triagens, agendamentos, visitas técnicas domiciliares e execução de matrícula do idoso.
Encaminhamento, inserção na rede de suporte social.
Acompanhamento em consultas, exames e perícias médicas.
Proporcionar atividades Físicas e recreativas aos usuários com comprometimento físico e mental. Verificação e busca de parentescos dos internos.
Prestar informações aos visitantes sobre horários de visita, alimentação trazida por eles, cuidados com os usuários, a importância da visita, acompanhamento em consultas e internações, e demais orientações que se façam necessárias; Realização e andamento nos procedimentos referentes a óbito, bem como, comunicar familiares do interno falecido.
Acompanhar e orientar estagiários, PSCs e voluntários que prestam serviços nesta instituição.
Profissionais envolvidos: 1 Assistente Social, 1 Auxiliar de Escritório e 1 Motorista.

Os idosos residentes são divididos em duas alas: a ala masculina e a ala feminina, com quartos dentro dos parâmetros da vigilância sanitária.

A instituição busca desenvolver atividades que os auxiliem em sua vida social, no relacionamento em grupo, na troca de experiências com a sociedade, no estímulo à prática de exercícios físicos, no convívio familiar, na cultura e no lazer.

Incentivar o desenvolvimento do protagonismo e de capacidades para a realização de atividades da vida diária; Desenvolver condições para a independência e o autocuidado; Promover o acesso a renda;

Promover a convivência mista entre os residentes de diversos graus de dependência.

Proporcionar a acolhida/recepção; proporcionar a escuta; o desenvolvimento do convívio familiar, grupal e social; realizar o estudo Social de cada residente; apoio à família na sua função protetiva; cuidados pessoais; orientação e encaminhamentos sobre/para a rede de serviços locais com resolutividade; construção de plano individual e/ou familiar de atendimento; orientação sociofamiliar; protocolos; acompanhamento e monitoramento dos encaminhamentos realizados; referência e contrarreferência;

Informação, comunicação e defesa de direitos; orientação para acesso a documentação pessoal;

atividades de convívio e de organização da vida cotidiana; inserção em projetos; estímulo ao convívio familiar, grupal e social; mobilização, identificação da família extensa ou ampliada; mobilização para o exercício da cidadania; articulação da rede de serviços socioassistenciais; articulação com os serviços de outras políticas públicas setoriais e de defesa de direitos; articulação interinstitucional com os demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos; monitoramento e avaliação do serviço; organização de banco de dados e informações sobre o serviço, sobre organizações governamentais e não governamentais e sobre o Sistema de Garantia de Direitos.

Os usuários possuem 5 refeições diárias, serviço de lavanderia, banho, enfermeiros, atendimento médico, auxiliares de enfermagem, seções de fisioterapia, acompanhamento social, entre outros.

Profissionais envolvidos: 1 Assistente Social , 1 Auxiliar de Escritório, 1 Motorista, 6 Auxiliares de Enfermagem, 4 Serviços Gerais de Limpeza, 2 Serviços Gerais de Lavanderias, 3 Vigias, 1 Cozinheira e 2 Auxiliar de Cozinha.

A Fisioterapia tem como objetivo prestar atendimento a todos os residentes sejam eles classificados como independentes, que são os quais realizam suas AVD’S (atividades de vida diária) com facilidade e sem auxílio, como também os semi-dependentes e dependentes, que são os que necessitam de suporte em todas as suas AVD’S. Aos residentes Independentes é realizado um trabalho de prevenção constituído de sessões semanais tendo como condutas um trabalho de fortalecimento e alongamento muscular global, entre outros, além de treinos de equilíbrio para a prevenção de quedas. Aos residentes dependentes é feito um trabalho diário voltado tanto para tratamentos de patologias já existentes como prevenção de complicações do imobilismo, além do bem-estar geral e diminuição da dor, tendo uma relação direta com a diminuição de custos com medicação.

Realizar atendimentos individuais e em grupos diariamente conforme a orientação médica de modo a propiciar uma melhor qualidade de vida e prevenção a situações de saúde mais complexas. As sessões de fisioterapia irão ocorrer após resposta à Inter consulta, atendendo aos casos prescritos por médicos, e/ou outros profissionais da equipe de saúde.

Realização de avaliação minuciosa e individualizada; Manter e/ou aumentar força muscular; Manter e/ou aumentar amplitude de movimento; Melhorar equilíbrio e propriocepção; Melhorar e/ou manter marcha; Promover analgesia; Incentivar e apoiar a adaptação dos pacientes a incapacidade e aprendizagem do autocuidado; Acompanhar o paciente em situação de dependência por meio de Plano Terapêutico, especialmente, quando se tratar de um paciente com quadro clínico complexo ou de alta vulnerabilidade, devendo ser o resultado da discussão de caso em equipe; Promover a manutenção da qualidade de vida;

Profissionais envolvidos: 1 Fisioterapeuta e estagiários da Universidade Uniso e Faculdade Anhanguera

Entrar em contato com sentimentos e emoções variadas, estimular ressignificação de vivências e memória.

Atividade em grupo, onde levamos os idosos para passeios fora do ambiente em que esta inserido, sendo teatro, cinema, shows, feiras etc.

Profissionais envolvidos: Assistente Social, Auxiliares de Enfermagem, Motorista e voluntários.

Reforçar habilidades motoras, trabalhando emoções e sentimentos através do recurso expressivo via a prática de artesanatos, tais como pintura de quadros, panos de prato, trico, argila, entre outras práticas, onde além de estimular habilidades motoras e emocionais, podemos reforçar a autoestima e autonomia dos idosos.

Atividade em grupo, atendendo 18 idosos por atividade, desenvolvendo autonomia, habilidades motoras, cognitivas e de memória, interação entre os participantes, trabalho em equipe, resinificando aspectos emocionais.

Profissionais envolvidos: Voluntário

Desenvolver maior contato e interação com as famílias dos idosos, para estreitamento de laços, intercâmbio de situações e ocorrências, bem como conscientização da necessidade da constância de contato do familiar para com o idoso.

Atividade grupal, através de reuniões e rodas de conversa, com os familiares dos idosos, conscientizando-os e estimulando-os ao contato físico constante e semanal com seus parentes.

 

Profissionais Envolvidos: Assistente Social e auxiliares de enfermagem.

Proporcionar momentos de descontração e diversão, valorizando o bem estar dos acolhidos.Estimular habilidades motoras, cognitivas e memória. Autonomia e bem estar aos participantes.

Com intuito de incentivar a socialização e resgatar a dignidade, voluntários, empresas, faculdades e escolas, proporcionam aos residentes, atividades como: passeio ao circo, a shoppings, café da tarde, desfile de moda, músicas, danças, bingo, leitura de conto de histórias e longas conversas. São realizados cultos de diversas religiões em nossa Capela Ecumênica. Atividade em grupo, desenvolvendo autonomia, habilidades motoras, cognitivas e de memória, interação entre os participantes, trabalho em equipe. Desenvolver atividades lúdicas e recreativas nas datas festivas de época ( ano novo, carnaval, pascoa, dia das mães , festa junina, dia dos pais , dia do idoso, natal)

Profissionais envolvidos: Equipe técnica, diretoria e voluntários