A Vila dos Velhinhos de Sorocaba
Nossa História
A Vila dos Velhinhos de Sorocaba
A Instituição Sociedade Filantrópica Vila dos Pobres foi fundada em 31 de março de 1934 na cidade de Sorocaba, por iniciativa de um grupo de cidadãos, com espírito altruísta e preocupados com as precárias condições sociais, em especial às pessoas com extrema carência material, idosos e crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade que já naquela época viviam em estado de desamparo pelas ruas da cidade.
Na Delegacia de Polícia Regional, às catorze horas do dia 31 de março de 1934, esses cidadãos ali reunidos, declararam que os cargos da diretoria, deveriam ser exercidos pelas autoridades como: Juiz de Direito, Promotor de Justiça, Delegados de Polícia e a Direção do Asilo São Vicente de Paulo, exceto o cargo de tesouraria deveriam ser preenchidos pela eleição dos contribuintes.
Em 1948, foi apresentado em pauta de reunião, uma planta da ampliação dos pavilhões da Vila, na qual contou com a colaboração do Dr. Antônio Amóbill e foi aprovada a rifa de um automóvel de marca Ford Inglês, cedido pelo sr. José Alcolea, uma tourada e uma tradicional festa de São João, o qual ficou considerado padroeiro da Vila e as rendas ficariam em prol da entidade. Nos anos de 1950 um novo estatuto foi elaborado, e no ano de 1954 o nome da entidade teve que ser alterado, pois as disposições governamentais proibiram as entidades de terem nomes com finalidade caritativa, passando então a se chamar Vila dos Velhinhos de Sorocaba.
A Vila
A Vila dos Velhinhos de Sorocaba, entidade beneficente de assistência social, reconhecida de Utilidade Pública Municipal, pela Lei nº 1.061 de 08 de março de 1963; Estadual pela Lei nº 9.400 de 7 de junho de 1966 e, Federal pelo Decreto nº 61.601 de 24 de outubro de 1967, Registro no Serviço Social do Estado sob nº 139 e Registro no Conselho Estadual de Auxílios e Subvenções sob nº 1522, tem por finalidade acolher idosos com mais de 60 de ambos os sexos, preferencialmente originários de Sorocaba, prestando-lhes, de forma gratuita, permanente e sem qualquer discriminação, toda assistência material, moral e espiritual necessárias a uma existência condigna.
Na trajetória de seus 87 anos de fundação, a Vila dos Velhinhos de Sorocaba, chega ao século 21 preservando e perseverando na busca de seus objetivos, acolhendo pessoas idosas, grupo crescente na sociedade brasileira e sorocabana. Os idosos da instituição participam de várias atividades, desenvolvidas dentro e fora da Vila, com o objetivo de socialização, bem como oferecer a oportunidade de lazer e qualidade de vida.
A entidade trabalha hoje com várias equipes de profissionais, sendo administrador, assistente social, enfermeira, nutricionista, médicos, entre outros. Sua estrutura é totalmente voltada para o bem-estar, com rampas de acesso, passarelas para caminhadas e áreas verdes planas que permitem passeios muito agradáveis. Uma graciosa praça embeleza o local onde encontra a Capela Ecumênica.
No ano de 2016 foi inaugurado o “Boulevard Vila” o primeiro e único empreendimento comercial 100% filantrópico de Sorocaba que destina todo o aluguel dos seus espaços comerciais revertido para manter a entidade. O Boulevard conta com lojas, restaurantes, academia, escritórios comerciais, e cafés e fica na avenida Santa Cruz bem ao lado da entidade.
Cronologia
Nas anotações existentes nos livros de Ata da Instituição, foram encontrados dados interessantes referentes ao ano de 1939, pois neste ano a Instituição prestou os seguintes auxílios:
• A pobres internados, numa média de 60 a 70, diariamente, dando-lhes alimentação, roupas e remédios, tudo de acordo com as possibilidades de caixa;
• Assistência à nove pobres externos, dando-lhes pequena mesada mensal, com que minoravam as próprias privações;
• Atendimento às pessoas em situação de miséria, numa média de 15 por dia, inclusive a um grupo de índios nômades que se achavam abandonados, sendo abrigados e posteriormente encaminhados às suas tribos, sabendo de suas receitas a Instituição ofereceu as passagens e o custeio da viagem.
A Instituição também socorria muitas famílias vindas de outros estados à procura de empregos e acomodações. Asiladas tais famílias na Vila, as mesmas pernoitavam e tomavam café com leite matinal, duas refeições diárias.
Nesse mesmo livro de ata, 30 de novembro de 1939 encontramos o registro da doação de uma gleba de meio alqueire, efetuada pelo Sr. Comendador Antônio Pereira Ignácio, a qual também contribuiu com a campanha para construção do prédio próprio, onde obtiveram também contribuição da Prefeitura Municipal, do Governo do Estado e da União.
Em 1948 foi apresentado em pauta de reunião uma planta da ampliação dos pavilhões da Vila, na qual contou com a colaboração do Dr. Antônio Amóbill e foi aprovado uma rifa de um automóvel de marca Ford Inglês, cedido pelo Sr. José Alcolea, uma tourada e uma tradicional festa de São João, a qual ficou considerado padroeiro da Vila e as rendas ficariam em prol da Entidade.
Em Assembleia no 19/10/1950 foi aprovado o novo estatuto da Entidade e uma nova eleição da diretoria biênio de 1951/52, tendo como presidente o Sr. Hélio da Silva Freitas.
No ano de 1954 o nome da Entidade teve que ser alterado, pois as disposições governamentais proibiram as Entidades de terem nomes com finalidade caritativa, passando então a se chamar Vila dos Velhinhos de Sorocaba.
Nossa missão
A Vila dos Velhinhos de Sorocaba, entidade beneficente de assistência social, reconhecida de Utilidade Pública Municipal, pela Lei nº 1.061 de 08 de março de 1963; Estadual pela Lei nº 9.400 de 07 de junho de 1966 e Federal pelo Decreto nº 61.601 de 24 de outubro de 1967; Registro no Serviço Social do Estado sob nº 139 e Registro no Conselho Estadual de Auxílios e Subvenções sob nº 1522, tem por finalidade:
• Acolher idosos de 60 a 80 anos, de ambos os sexos, preferencialmente originários de Sorocaba, prestando-lhes, de forma gratuita, permanente e sem qualquer discriminação, toda assistência material, moral e espiritual, necessárias a uma existência condigna;
• Promover, em casos de idosos doentes, o seu encaminhamento às entidades ou instituições hospitalares convenientes, públicas ou privadas;
• Socorrer, por tempo limitado, pessoas idosas com necessidades, prestando-lhes a assistência social indicada para cada caso;
• Auxiliar, mediante resolução da Diretoria, quando possível, as outras entidades filantrópicas de Sorocaba, com as quais procurará manter as melhores relações.
CERTIFICAÇÕES
Conselho Municipal Assistência Social sob nº 061
Conselho Municipal Pessoa Idosa sob nº 004
Utilidade Pública Municipal, pela Lei nº 1.061 de 08 de março de 1963
Utilidade Pública Estadual pela Lei nº 9.400 de 07 de junho de 1966
Utilidade Pública Federal pelo Decreto nº 61.601 de 24 de outubro de 1967
Registro no Serviço Social do Estado sob nº 139
Registro no Conselho Estadual de Auxílios e Subvenções sob nº 1522 CEBAS em vigor.