Página Inicial...
Conheça a História da Vila dos Velhinhos de Sorocaba
1934 - O início da Instituição

  A Instituição Sociedade Filantrópica Vila dos Pobres foi fundada em 31 de março de 1934 na cidade de Sorocaba, por iniciativa de um grupo de cidadãos, com espírito altruísta e preocupados com as precárias condições sociais, em especial os mendigos, idosos e até menores abandonados que já naquela época viviam em estado de desamparo pelas ruas da cidade.

  Na Delegacia de Polícia Regional, às catorze horas do dia 31 de março de 1934, esses cidadãos ali reunidos, declararam que os cargos da diretoria, deveriam ser exercidos pelas autoridades como: Juiz de Direito, Promotor de Justiça, Delegados de Polícia e a Direção do Asilo São Vicente de Paulo, menos o cargo de tesouraria deveriam ser preenchidos pela eleição dos contribuintes.


  Revendo anotações existentes nos livros de Ata da Instituição, vamos encontrar dados interessantes referente ao ano de 1939, pois neste ano a Instituição prestou os seguintes auxílios:

  • A pobres internados, numa média de 60 a 70, diariamente, dando-lhes alimentação, roupas e remédios, tudo de acordo com as possibilidades de caixa;
  • Assistência à nove pobres externos, dando-lhes pequena mesada mensal, com que minoravam as próprias privações;
  • Atendimento à indigentes, numa média de 15 por dia, inclusive a um grupo de índios nômades que se achavam abandonados, sendo abrigados e posteriormente encaminhados à suas tribos, sabendo de suas receitas a Instituição ofereceu as passagens e o custeio da viagem.

  A instituição também socorria muitas famílias que vindas de outros estados a procura de empregos e acomodações. Asiladas tais famílias na Vila, as mesmas pernoitavam e tomavam café com leite matinal, duas refeições diárias.

  Nesse mesmo livro de ata, 30 de novembro de 1939 encontramos o registro da doação de uma gleba de meio alqueire, efetuada pelo Sr. Comendador Antônio Pereira Ignácio, a qual também contribuiu com a campanha para construção do prédio próprio, obtiveram também contribuição da Prefeitura Municipal, do Governo do Estado e da União.


1951 - Vila dos Velhinhos de Sorocaba

  Em 1948 foi apresentado em pauta de reunião uma planta da ampliação dos pavilhões da Vila, na qual contou com a colaboração do Dr. Antônio Amóbill e foi aprovado uma rifa de um automóvel de marca Ford Inglês, cedido pelo Sr. José Alcolea, uma tourada e uma tradicional festa de São João, a qual ficou considerado padroeiro da Vila e as rendas ficariam em prol da Entidade.

  Em Assembléia no 19/10/1950 foi aprovado o novo estatuto da Entidade e uma nova eleição da diretoria biênio de 1951/52, tendo como presidente o Sr. Hélio da Silva Freitas.

  No ano de 1954 o nome da Entidade teve que ser alterado, pois as disposições governamentais proibiu as Entidades de terem nomes caritativo, passando então a se chamar Vila dos Velhinhos de Sorocaba.

  A Vila dos Velhinhos de Sorocaba, entidade beneficente de assistência social, reconhecida de Utilidade Pública Municipal, pela Lei nº 1.061 de 08 de março de 1963, Estadual pela Lei nº 9.400 de 07 de junho de 1966 e Federal pelo Decreto nº 61.601 de 24 de outubro de 1967, Registro no Serviço Social do Estado sob nº 139 e Registro no Conselho Estadual de Auxílios e Subvenções sob nº 1522, tem por finalidade :

  • Acolher idosos de 60 a 80 anos, de ambos os sexos, preferencialmente originários de Sorocaba, prestando-lhes, de forma gratuita, permanente e sem qualquer discriminação, toda assistência material, moral e espiritual necessárias a uma existência condigna;
  • Promover, em casos de idosos doentes, o seu encaminhamento as entidades ou instituições hospitalares convenientes, públicas ou privadas;
  • Socorrer, por tempo limitado, pessoas idosas com necessidades, prestando-lhes a assistência social indicada para cada caso;
  • Auxiliar, mediante resolução da Diretoria, quando possível, as outras entidades filantrópicas de Sorocaba, com as quais procurará manter as melhores relações.

2006 - Nossa Entrada Principal

Doado por DragonSoft Tecnologia © 1997-2006 - Todos os direitos reservados